2º ano

Sejam bem vindos a mais um ano de muita
aprendizagem no Laboratório de Informática da
Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles!

Hoje vamos começar nossas aulas no
Laboratório de Informática.
Espero que possam aprender de modo
significativo e prazeroso  com nossas atividades!


* 1ª aula (27/02 a 02/03)

        Para começar bem nosso ano letivo, é necessário combinarmos nossas regras que vão nos ajudar durante todo ano, afinal combinou está combinado!
        Então para começar, vamos assistir e discutir as regras do vídeo: Pode ou não pode? - Regras do Laboratório de Informática, que os alunos da nossa escola gravaram juntamente com a professora Mirella.


      
          Agora que já estabelecemos nossas regras, vamos combinar as duplas que trabalharão juntas em cada computador e estabelecer qual será o computador que você usará durante todo ano letivo.
         Agora, vamos realizar uma atividade do software Brincando com o Ariê, onde você escolherá a cena e as cores para colorir. Bom trabalho!



* 2ª aula (05/03 a 09/03)

       Nessa aula iremos aprender como se chama as partes do computador e descobrir a função de cada uma. Para começar iremos assistir ao vídeo:


        Após a apresentação do vídeo vamos conhecer também o que é e para que serve:

MODEM



IMPRESSORA
PENDRIVE

     Agora que aprendemos quais são as partes do computador e seus respectivos nomes, vamos realizar atividades para desenvolver a habilidade e a agilidade com o mouse.
      Na primeira atividade - Bolha de Sabão, você terá que movimentar o mouse para que a bolha de sabão chegue ao seu destino, sem deixá-la encostar nas paredes da pista, se encostar - BUM! - a bolha estoura e você terá que inicar todo o trajeto novamente, mas se concluir o trajeto uma nova fase irá iniciar.


       Na segunda atividade - , será necessário toda agilidade, atenção e concentração para não deixar as ovelhas escaparem do pasto, pois cada vez que um animal tentar fugir, você deverá clicar sobre o dardo tranquilizante, colocando-a para dormir e impedindo sua saída. Seja rápido, mas não clique se a ovelha não correr, pois será penalizado.


       Agora vamos testar sua habilidade ao manusear o teclado, na atividade Labirinto, onde você deverá usar as setas do teclado e levar a bolinha até a bandeira quadriculada. Boa sorte e preste atenção para utilizar o caminho mais curto!

 


* 3ª aula (12/03 a 16/03)

        Na aula dessa semana iremos realizar atividades que desenvolvam a habilidade com o mouse, além disso você vai precisar de muita atenção, concentração e memória.
        Na primeira atividade - Contexture - Fruit, organize as peças embaralhadas para formar uma a imagem completa.



        Na segunda atividade - Freggie Heads, você deverá escolher uma fruta que será a cabeça, um nariz, um par de olhos, uma boca e os acessórios que quiser para montar uma fruta bem divertida. Para escolher cada item você deverá clicar e arrastar a peça escolhida até o local adequado. Coloque sua criatividade para funcionar e boa diversão!!!


       Na terceira atividade - Fruit, você deve observar a ordem que as frutas são mostradas na tela e depois clicar nas imagens correspondentes.



* 4ª aula (19/03 a 23/03)

           Nesta semana será iniciada a apresentação de alguns recursos existentes no computador, como por exemplo a internet, o Word e o paint. Para que essas informações não fiquem desvinculadas do trabalho de sala de aula, esse trabalho será realizado em conjunto com a Pedagogia Empreendedora, cujo projeto está sendo desenvolvido em todas as salas de aula da nossa escola.
A Pedagogia Empreendedora trabalha com os sonhos de cada pessoa e em se falando de sonhos, muitos de nossos alunos os expressam através de ter algum tipo de profissão no futuro. Portanto cada sala irá trabalhar uma profissão com seus alunos e produzirão um texto, o qual será transformado em livro através do trabalho realizado no laboratório de informática.
Nas aulas de informática, os alunos aprenderão a digitar e formatar textos no word, fazer ilustrações no Paint e pesquisar sobre as profissões usando a internet. Para início do tema serão realizadas atividades sobre as profissões para que os alunos possam conhecer algumas delas e possam ter mais informações no momento das produções de texto em sala. Este trabalho contará ainda com a leitura de textos informativos sobre as várias profissões na Hora do Conto.
Para iniciar esse trabalho, os alunos assistirão ao vídeo – Profissões, onde lhes serão apresentadas algumas profissões:


 Agora leia o livro animado Smartkids em : Profissões, onde você irá aprender o que é necessário fazer para conseguir alcançar a profissão desejada.


Agora realize a atividade no Discovery Kids - Jogando com as Profissões, onde você vai aprender sobre algumas profissões e suas especificidades,  como: bombeiro, policial, bailarina, pintor, astronauta e médico.


 Agora que você já pesquisou sobre algumas profissões,  realize a atividade - Relacione / Profissões:



* 5ª aula (26/03 a 30/03)

          Na aula anterior você teve a oportunidade de pesquisar várias profissões e pode escolher junto com sua professora qual será a profissão para produção de texto. Agora chegou o momento de pesquisar neste site sobre a profissão escolhida  e conhecer um pouco mais sobre ela, para que você possa produzir um texto bem legal e com informações importantes para quem quiser conhecer mais sobre essa profissão.



         Que tal conhecer mais algumas profissões através do jogo da memória das profissões?



         Vamos colorir algumas profissões?



* 6ª aula (02/04 a 05/04)

         Nessa aula vamos aprender um pouquinho sobre a Páscoa e saber porque ela existe.
         Você sabe o que comemoramos na Páscoa??? Assista ao vídeo e descubra!!!


         Vamos começar a realizar a primeira atividade, nela você deverá alimentar o coelho que é um símbolo da Páscoa. Para isso, espere o coelho aparecer e clique sobre ele com a cenourinha. Seja rápido!!!


        Agora você terá que ajudar o coelhinho e recolher os ovinhos que estão caindo, para isso use as setas para direita e para esquerda de acordo com a direção que os ovos estiverem caindo. Tenha atenção e pense rápido!


          Na próxima atividade você vai colorir os desenhos de PÁSCOA!!!

       

* 7ª aula (09/04 a 13/04)

         Na aula dessa semana será dado início a elaboração do desenho que irá ilustrar o texto sobre a profissão que sua turma escolheu para produzir o texto informativo que fará parte do livro das profissões.
          Para elaboração da ilustração do texto será utilizado o Paint e suas ferramentas.
          Você deve inserir o personagem que representa a profissão escolhida e utilizando as ferramentas do Paint deverá criar um cenário adequado para a cena. Para isso, preste atenção na explicação da professora de informática que mostrará passo a passo como deve ser realizada a atividade.


OBS: Não se esqueça também de criar uma pasta em seu computador com o nome da sua dupla. Essa pasta deverá estar dentro da pasta da sua turma, assim você poderá salvar e utilizar quando quiser todos os trabalhos que você e sua dupla realizarem.


* 8ª aula (16/04 a 20/04)

        Nessa semana a aula será para finalizar os desenhos iniciados na aula anterior utilizando o Paint e suas ferramentas. Para recomeçá-los, abra o Paint, clique em arquivos, abrir, clique em meus documentos, clique na pasta da sua turma, clique na pasta da sua dupla, clique no trabalho com o nome da profissão escolhida e clique em abrir. Agora é só terminar sua ilustração.



* 9ª aula (23/04 a 27/04)

         Nessa semana você e sua dupla dará início a digitação do texto produzido em sala de aula, sobre a profissão escolhida por sua turma. 
         Será utilizado o Word e você conhecerá suas principais ferramentas e funções das principais teclas do teclado que são essenciais para a realização de uma boa digitação, como por exemplo: shift, caps lock, enter, delete, backspace, barra de espaços, acentuação de palavras, entre outras.

As profissões escolhidas por cada turma são:

Turma
Profissão
2º A
Professor
2º B
Astronauta
2º C
Desenvolvedor de jogos eletrônicos
2º D
Capoeirista
3º A
Cozinheira
3º B
Agente de saúde
3º C
Pedreiro
4º A
Receita de um bom profissional
4º B
Médico
4ª A
Engenheiro

* 10ª aula (30/04 a 04/05)

        Na aula dessa semana você e sua dupla dará continuidade a digitação dos textos iniciados na aula anterior e será iniciado o trabalho de formatação do texto, onde vocês poderão mudar a fonte, o tamanho e a cor do texto. Sendo ensinado ainda o que é texto alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado, sendo esse último o utilizado para nossos textos.
        Na aula de hoje vocês terão contato com as barras de ferramentas e comandos do Word, aprendendo a usá-las.


Com essa aula foi finalizado o Projeto: Iniciação a Informática Educativa - Conhecendo o Computador. O projeto resultou no livro: O que vou ser quando crescer? que será exposto nesse blog, na página PRODUZINDO. O livro fará parte do acervo da biblioteca da escola e ficará disponível para empréstimo, podendo os alunos levá-lo para casa e mostrá-lo para sua família.


PROJETO: ABRA A PORTA PARA
O COMBATE A DENGUE

       Hoje será iniciado um novo projeto: Abra a porta para o combate a dengue. Esse projeto será desenvolvido devido ao grande número de focos do mosquito Aedes Aegypti  encontrados pelos agentes de saúde, nos quintais das casas do Jardim Santa Fé, bairro onde a escola está localizada.

* 1ª aula (14/05 a 18/05)

A aula será iniciada com a apresentação do vídeo: Anima Dengue, onde é mostrado o que é a dengue, seus sintomas e como preveni-la, além de mostrar o ciclo de vida do Aedes Aegypti e mostrar atitudes simples que podemos realizar em nosso dia a dia para evitar a água parada e consequentemente a proliferação do mosquito causador da dengue.


Após a apresentação do vídeo, haverá um diálogo sobre o assunto, onde os alunos poderão mostrar o que sabem sobre o conteúdo.
Em seguida realizarão as atividades do Cd room: Turma Ecológica – Todos contra a dengue!


As atividades desse Cd room encontram-se instaladas nos computadores. 
Serão realizadas as atividades de:
  • Leitura de história explicativa sobre a dengue.
  • Jogos pedagógicos: Quebra-cabeça; Pegando os focos - clique e arraste cada possível foco para a lixeira; Mosquito pousa na água parada - clique sobre a água parada antes que os mosquitos Aedes Aegypti pousem.


* 2ª aula (21/05 a 25/05)

       Nesta aula vamos conhecer o Objeto de Aprendizagem: Vamos Escrever! Projetos de Escrita Interativa.
         Para instalá-lo em seu computador clique sobre a imagem abaixo e faça o download.


        Nesse Objeto de Aprendizagem há muitas possibilidades de produção de texto, mas hoje vamos criar um acróstico a partir das letras da palavra DENGUE no ícone - Jogo de Palavras.
      

           Escreva seu acróstico usando toda sua criatividade! Bom trabalho!!!

       
      
* 3ª aula (28/05 a 01/06)

        Esta aula será para finalizar a criação do acróstico no objeto de aprendizagem - Vamos Escrever! e iniciar a criação da ilustração no Paint. A professora irá inserir no paint o acróstico feito pela sua dupla e você poderá ilustrar com desenhos referentes a dengue.

      




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REFORMA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

* Na semana de 04/06 à 06/06 o laboratório de informática será fechado para retirada dos móveis e computadores para início da reforma que começará no dia 11/06 com previsão de 2 ou 3 meses para conclusão e entrega de um novo laboratório de informática que atenderá ainda melhor os alunos da nossa escola.



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                                             Olá, queridos alunos!



        Depois de muito tempo, iremos retornar ao nosso Laboratório de Informática. A reforma terminou, nossa sala ficou linda e temos muito para aprender!
        Então bom retorno a todos!


       * 1ª aula (22/10 a 26/10)

       Infelizmente retornaremos com uma realidade muito triste!
      Devido a gravidade do problema na região leste de Londrina, onde há muitos focos do mosquito da dengue constatados pelos agentes de endemias que visitam as casas dessa região, a escola está envolvida em um projeto cujo objetivo é conscientizar os alunos sobre os cuidados que devem tomar como forma de prevenção da doença e a não proliferação do mosquito.
       Precisamos mais do que aprender, precisamos fazer!!!


       Assista ao vídeo gravado pela RPC e apresentado no dia 18/10/2012 no programa Paraná TV 1ª Edição, que mostra a real situação dos focos de DENGUE na Zona Leste e em especial em nosso bairro.



           Após a apresentação do vídeo, haverá um diálogo sobre o assunto, onde os alunos poderão mostrar o que sabem sobre o conteúdo.

            Vamos agora fazer uma revisão e realizar algumas atividades!
            Em seguida realizarão as atividades do Cd room: Turma Ecológica – Todos contra a dengue!


As atividades desse Cd room encontram-se instaladas nos computadores.
Serão realizadas os seguintes jogos pedagógico:


* Quebra-cabeça: Monte os quebra-cabeças de 16, 25 e 36 peças da Turma Ecológica, uma turminha de crianças que ajudam a cuidar do meio ambiente.
Venha você também fazer parte da TURMA ECOLÓGICA!!!


            * Pegando os focos: neste jogo de agilidade, você terá três fases para clicar e arrastar cada possível foco para a lixeira. Seja rápido e ágil no mouse!!!


             * Mosquito pousa na água parada: neste jogo de muita habilidade com o mouse, você deverá clicar sobre os focos que possuem água parada, antes que os mosquitos Aedes Aegypti pousem.
              Seja rápido! Só depende de você, impedir a proliferação desse mosquito!!!


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Projeto: Aprendendo sobre os Animais

        Nessa semana estaremos iniciando um novo projeto e aprenderemos sobre os seres vivos, sobre os animais e suas características.

       * 1ª aula (29/10 a 01/11)

       Na aula de hoje será iniciado o conteúdo de Ciências com o assunto animais e ecossistemas.

       Vamos aprender agora com  a atividade Duende Ecologia. Neste site, vocês poderão interagir com as imagens e descobrir importantes dicas sobre ecologia, preservação do meio ambiente, reciclagem e sobre os seres vivos.
        Ao abrir o site, clique em DUENDE ECOLOGIA.





         Atividade: Separe os seres vivos e não-vivos, arrastando-os para a posição correta (Seres não vivos para a casa, seres vivos para o retângulo verde).





       * 2ª aula (05/11 a 09/11)

       Nessa semana vamos continuar aprendendo sobre os animais.
       Você sabia, que assim como os humanos, os animais também têm seus direito?
        Assista ao vídeo com a Declaração Universal do Direito dos Animais:


       No 4º direito diz: Todos os animais selvagens têm o direito de viverem em seu habitat. Você sabe o que é habitat? Converse com sua professora e seus amigos sobre isso.
       Na natureza temos animais que são terrestres, aquáticos e aéreos.
       Realize a atividade e classifique cada animal conforme o meio em que ele vive.


        Você sabia que existem animais domésticos e animais selvagens?


        Separe os animais selvagens dos domésticos, arrastando-os para seu habitat.



         Escute o som dos animais da floresta e clique sobre o animal correspondente.



         * 3ª aula (12/11 a 14/11)

        Nessa aula, aprenderemos sobre os animais em extinção. aprenderemos o que é isso, porque acontece e quais são esses animais.
        Assista esse vídeo e conheça alguns desses animais.



Após a apresentação do vídeo e discussão do tema, iremos realizar o objeto de aprendizagem sobre os animais em extinção da Floresta amazônica. A professora irá explicar e realizar junto com os alunos, por haver a necessidade de leitura. Assim serão resolvidas as situações propostas. Ao acessar o aplicativo, aparecerá a tela onde pedirá para informar o seu nome.


          O aplicativo contém quatro atividades:


Hoje vamos fazer duas atividades:

         * 1ª atividade: Peixe-boi. Quando selecionada esta opção, aparecerá uma tela com o tópico “Você sabia?” que contém informações do peixe-boi. Iremos ler juntos e fazer alguns comentários. Em seguida, irão clicar com o mouse na opção “Atividade” e será então realizada a atividade. Onde você terá que fazer a classificação dos animais de acordo com sua espécie e em seguida responder as questões.


        * 2ª atividade: Tamanduá Bandeira. Nessa atividade, você vai utilizar as setas para levar o Tamanduá até o formigueiro. Após essa atividade, terá que classificar quantas vezes andou para baixo, para cima, para esquerda ou direita.


         * 4ª aula (19/11 a 23/11)

         Nessa semana, continuaremos falando da importância da preservação do meio ambiente e da proteção aos animais.
        Vamos finalizar as atividades sobre a extinção dos animais, continuando com o objeto de aprendizagem Animais da Amazônia, que já realizamos a 1ª e a 2ª atividades na aula passada.
        * 3ª atividade: Onça Pintada. Nessa atividade, vocês são convidados a ajudar a limpar o rio para que a onça pintada possa se alimentar. Para isso, vocês terão que pegar os objetos que estão no rio e separá-los na tabela que se encontra à esquerda da tela. Após separar todo o material, responda alguns desafios sobre essa atividade.


       * 4ª Atividade: Macaco Barrigudo. A atividade do macaco barrigudo possui dois níveis. No nível um, você precisa equilibrar um dos lados da árvore montando a estrutura da adição. Para isso terá que escolher duas quantidades de macacos para compor a quantidade total do outro galho. Na atividade abaixo, o galho direito possui oito macacos, sendo assim, terá que apertar nos numerais 06 (seis) e 02 (dois) para que eles sejam somados para formar a quantidade total de macacos para ser completado no galho da esquerda.


        No outro nível, você tem que comparar as duas quantidades de macacos para retirar a quantidade de macacos do galho com maior quantidade para ficar igual ao outro galho. Na situação abaixo, o galho esquerdo tem nove macacos e o galho direito tem dois. Você terá que retirar uma quantidade de macacos para a quantidade dos dois galhos ficarem iguais. Para isso, o estudante terá que apertar no número sete para efetuar a subtração.

          
         Realize o jogo da memória dos animais em extinção e conheça mais animais que se encontram nessa triste situação.



         Para finalizar, realize a seguinte atividade: Diego está em uma super missão na floresta amazônica. Ajude-o a encontrar todos animais que estão em extinção, e tirar muitas fotos. Mas tome cuidado com o macaco, ele não está para brincadeiras.



       Como sugestão de sites para pesquisa, indicamos três sites: 

• Mundo dos Animais, http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/index.htm
• Animais ameaçados de extinção, http://www.saudeanimal.com.br/extincao.htm


        * 5ª aula (26/11 a 30/11)

       Na aula dessa semana iremos aprender sobre animais vertebrados e invertebrados. Você sabe o que é isso?




       Vamos agora pesquisar sobre os animais vertebrados e invertebrados. Clique sobre as palavras abaixo.



         Se você entendeu o que são animais vertebrados e invertebrados, vai ser fácil realizar a próxima atividade de classificação dos animais.




         Agora encontre no caça-palavras os nomes dos animais invertebrados.



        Jogo educativo de perguntas e respostas: Animais Vertebrados e Invertebrados! Além de responder questões sobre o assunto, você ainda pode participar de uma brincadeira de captura aos ovos, após cada pergunta que acertar. Muito divertida!




            * 6ª aula (03/12 a 07/12)

         Na aula dessa semana, você vai utilizar tudo o que aprendeu sobre o conteúdo estudado aqui no laboratório de informática e na sala de aula e irá criar um belo desenho sobre o tema animais. 
        Para realização do desenho, você irá utilizar o software  Tux Paint. 
        Se você ainda não conhece ou não tem  o Tux Paint instalado em seu computador, clique sobre a imagem e faça a instalação desse divertido e interessante software de criação de desenhos.



      * 7ª aula (10/12 a 14/12)

          Vamos começar a nos preparar para o Natal com essas divertidas atividades!
           Nessa aula serão trabalhadas atividades recreativas sobre o Natal, que desenvolverão a criatividade e a agilidade do movimento com o mouse.
Primeira atividade – Bolachas Natalinas da Culinária da Sara: Faça umas deliciosas bolachas natalinas. Use o mouse para acompanhar as indicações da Sara. Complete cada fase rapidamente para conseguir bônus.


           Segunda atividade: Decore a árvore de Natal, selecione os enfeites que mais gosta e decida onde e como posicioná-los. Mas, espere, não é só a árvore que você vai deixar linda de morrer, a sala toda está esperando o seu toque de decoração para esperar o bom velhinho em grande estilo! São diversos tipos de velas, presentes, enfeite, bolinhas e muito mais! Escolha um tema, uma cor ou então simplesmente siga sua intuição! Boa sorte!



        Terceira atividade: Boneco de Neve cheio de Estilo, vai esperar até o Natal para fazer seu boneco de neve? Antecipe-se neste jogo online, use nosso estoque de neve virtual (que não derrete nem no verãozão) e produza o boneco de neve dos seus sonhos -- você é que escolhe as roupas, expressões e acessórios. Que tal um Papai Noel de neve? Neste jogo online de vestir, com uns cliques o boneco fica do seu jeito.