4ª série

Sejam bem vindos a mais um ano de muita
aprendizagem no Laboratório de Informática da
Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles!

Hoje vamos começar nossas aulas no
Laboratório de Informática.
Espero que possam aprender de modo
significativo e prazeroso  com nossas atividades!



* 1ª aula (27/02 a 02/03)

        Para começar bem nosso ano letivo, é necessário combinarmos nossas regras que vão nos ajudar durante todo ano, afinal combinou está combinado!
        Então para começar, vamos assistir e discutir as regras do vídeo: Pode ou não pode? - Regras do Laboratório de Informática, que os alunos da nossa escola gravaram juntamente com a professora Mirella.



        
         Agora que já estabelecemos nossas regras, vamos combinar as duplas que trabalharão juntas em cada computador e estabelecer qual será o computador que você usará durante todo ano letivo.
         Vamos realizar a atividade - Acabe com a Dengue,  que irá exigir de você agilidade e rapidez no movimento do mouse.


* 2ª aula (05/03 a 09/03)

       Nessa aula iremos aprender como se chama as partes do computador e descobrir a função de cada uma. Para começar iremos assistir ao vídeo: Como usar o Computador.


        Após a apresentação do vídeo vamos conhecer também o que é e para que serve:

MODEM



IMPRESSORA
PENDRIVE

     Agora que aprendemos quais são as partes do computador e seus respectivos nomes, vamos realizar atividades para desenvolver a habilidade e a agilidade com o mouse.
      Na primeira atividade - String-avoider, você deve chegar até a saída movimentando o mause, tomando cuidado para não encostar nas paredes. Todo cuidado é pouco, nesse divertido jogo de destreza e atenção!

 



         Na segunda atividade - Vírus, você deve passar pelos obstáculos movimentando o mouse e chegar até o quadrado vermelho sem encostar nos obstáculos e nas paredes. Muita habilidade e agilidade com o mouse vai ser necessário para concluir todas as fases desse emocionante jogo.



       Agora vamos testar sua habilidade ao manusear o teclado, na atividade Labirinto, onde você deverá usar as setas do teclado e levar a bolinha até a bandeira quadriculada. Boa sorte e preste atenção para utilizar o caminho mais curto!

      

* 3ª aula (12/03 a 16/03)

        
Na aula dessa semana, será trabalhado atividades que desenvolvam maior habilidade e agilidade no manuseio do mouse e teclado, necessitando ainda de muita atenção, concentração e raciocínio rápido.
1ª atividade - Jungle Tower, você deve ter muita atenção e concentração para clicar no momento exato e empilhar as caixas, montando a torre mais alta que puder.      


2ª atividade - World of confusion, você deve utilizar uma caneta para desenhar o caminho e evitar obstáculos, tomando cuidado com tudo que imaginar, até pesos caindo no chão, desenhando linhas para fazer com que os bonequinhos cheguem até seu objetivo.




3ª atividade - Block Buster -Block Buster -Shark Tale - The big race, nesse jogo que simula uma corrida de cavalos marinhos com os personagens do desenho Espanta Tubarões, você terá que ser ágil no teclado ao utilizar as setas e a barra de espaços para fazer com que seu personagem ganhe a corrida, fugindo dos obstáculos e ultrapassando os concorrentes.

 


* 4ª aula (19/03 a 23/03)

Nesta semana será iniciada a apresentação de alguns recursos existentes no computador, como por exemplo a internet, o Word e o paint. Para que essas informações não fiquem desvinculadas do trabalho de sala de aula, esse trabalho será realizado em conjunto com a Pedagogia Empreendedora, cujo projeto está sendo desenvolvido em todas as salas de aula da nossa escola.
A Pedagogia Empreendedora trabalha com os sonhos de cada pessoa e em se falando de sonhos, muitos de nossos alunos os expressam através de ter algum tipo de profissão no futuro. Portanto cada sala irá trabalhar uma profissão com seus alunos e produzirão um texto, o qual será transformado em livro através do trabalho realizado no laboratório de informática.
Nas aulas de informática, os alunos aprenderão a digitar e formatar textos no word, fazer ilustrações no Paint e pesquisar sobre as profissões usando a internet. Este trabalho contará ainda com a leitura de textos informativos sobre as várias profissões na Hora do Conto.
Para iniciar esse trabalho, os alunos assistirão ao vídeo – Profissões, onde lhes serão apresentadas algumas profissões:


 Após a apresentação do vídeo cada aluno terá a oportunidade de pesquisar no site SMARTKIDS sobre sua profissão e quando retornarem para sala de aula  irão produzir os textos sobre a profissão escolhida.



 Agora que você já pesquisou sobre algumas profissões,  realize a atividade Relacione / Profissões:


* 5ª aula (26/03 a 30/03)

Na aula anterior você teve a oportunidade de pesquisar várias profissões e pode escolher junto com sua professora qual será a profissão para produção de texto. Agora chegou o momento de pesquisar neste site sobre a profissão escolhida  e conhecer um pouco mais sobre ela, para que você possa produzir um texto bem legal e com informações importantes para quem quiser conhecer mais sobre essa profissão.



Agora que você já conhece muitas profissões, que tal ler as pistas e responder a cruzadinha das profissões?

Prove que você conhece muitas profissões e responda o quiz.

         Vamos colorir algumas profissões?



      
* 6ª aula (02/04 a 05/04)

         Vamos conhecer a verdadeira história da Páscoa?!


        Nessa semana, vamos aproveitar o tema Páscoa e iremos conhecer o trabalho dos vários profissionais que fazem o chocolate, desde a colheita do cacau até a criação do chocolate em uma verdadeira fábrica de chocolates, conhecendo assim mais algumas profissões. Então assista ao vídeo: A verdadeira fábrica de chocolate.


         Que tal você se transformar no profissional que faz o chocolate e criar seus ovos e cestas com os mais lindos ovos de Páscoa?!



* 7ª aula (09/04 a 13/04)

         Na aula dessa semana será dado início a elaboração do desenho que irá ilustrar o texto sobre a profissão que sua turma escolheu para produzir o texto informativo que fará parte do livro das profissões.
          Para elaboração da ilustração do texto será utilizado o Paint e suas ferramentas.
         Você deve utilizar as ferramentas do Paint para criar uma ilustração adequada para a profissão escolhida. Para isso, preste atenção na explicação da professora de informática que mostrará passo a passo como deve ser realizada a atividade.

 

OBS: Não se esqueça também de criar uma pasta em seu computador com o nome da sua dupla. Essa pasta deverá estar dentro da pasta da sua turma, assim você poderá salvar e utilizar quando quiser todos os trabalhos que você e sua dupla realizarem.

* 8ª aula (16/04 a 20/04)

Nessa semana a aula será para finalizar os desenhos iniciados na aula anterior utilizando o Paint e suas ferramentas. Para recomeçá-los, abra o Paint, clique em arquivos, abrir, clique em meus documentos, clique na pasta da sua turma, clique na pasta da sua dupla, clique no trabalho com o nome da profissão escolhida e clique em abrir.


* 9ª aula (23/04 a 27/04)

        Nessa semana você e sua dupla irão dar início a digitação do texto produzido em sala de aula, sobre a profissão escolhida por sua turma. 
         Será utilizado o Word e você conhecerá suas principais ferramentas e funções das principais teclas do teclado que são essenciais para a realização de uma boa digitação, como por exemplo: shift, caps lock, enter, delete, backspace, barra de espaços, acentuação de palavras, entre outras. Nessa aula você aprenderá a salvar o trabalho feito no Word na sua pasta.

As profissões escolhidas por cada turma são:

Turma
Profissão
2º A
Professor
2º B
Astronauta
2º C
Desenvolvedor de jogos eletrônicos
2º D
Capoeirista
3º A
Cozinheira
3º B
Agente de saúde
3º C
Pedreiro
4º A
Receita de um bom profissional
4º B
Médico
4ª A
Engenheiro

* 10ª aula (30/04 a 04/05)

        Na aula dessa semana você e sua dupla irá dar continuidade a digitação dos textos iniciados na aula anterior, colocando em prática o que aprenderam sobre as principais teclas para digitação. Vá até sua pasta, onde foi salvo seu trabalho, abrá-o e termine a digitação do texto.

* 11ª aula (07/05 a 11/05)

        Na aula dessa semana você e sua dupla dará continuidade a digitação dos textos iniciados na aula anterior e será iniciado o trabalho de formatação do texto, onde vocês poderão mudar a fonte, o tamanho e a cor do texto. Sendo ensinado ainda o que é texto alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado, sendo esse último o utilizado para nossos textos.
        Na aula de hoje vocês terão contato com as barras de ferramentas e comandos do Word, aprendendo a usá-las. Aprenderão ainda a inserir imagem, trazendo para o Word a ilustração que criaram no Paint.


       Com essa aula foi finalizado o Projeto: Iniciação a Informática Educativa - Conhecendo o Computador. O projeto resultou no livro: O que vou ser quando crescer? que será exposto nesse blog, na página PRODUZINDO. O livro fará parte do acervo da biblioteca da escola e ficará disponível para empréstimo, podendo os alunos levá-lo para casa e mostrá-lo para sua família.


PROJETO: ABRA A PORTA PARA
O COMBATE A DENGUE

        Hoje será iniciado um novo projeto: Abra a porta para o combate a dengue. Esse projeto será desenvolvido devido ao grande número de focos do mosquito Aedes Aegypti  encontrados pelos agentes de saúde, nos quintais das casas do Jardim Santa Fé, bairro onde a escola está localizada.


* 1ª aula (14/05 a 18/05)

A aula será iniciada com a apresentação do vídeo: Anima Dengue, onde é mostrado o que é a dengue, seus sintomas e como preveni-la, além de mostrar o ciclo de vida do Aedes Aegypti e mostrar atitudes simples que podemos realizar em nosso dia a dia para evitar a água parada e consequentemente a proliferação do mosquito causador da dengue.

Após a apresentação do vídeo, haverá um diálogo sobre o assunto, onde os alunos poderão mostrar o que sabem sobre o conteúdo.
Em seguida realizarão as atividades do Cd room: Turma Ecológica – Todos contra a dengue!


As atividades desse Cd room encontram-se instaladas nos computadores. S
Serão realizadas as atividades de:
  • Leitura de história explicativa sobre a dengue.
  • Jogos pedagógicos: Quebra-cabeça; Pegando os focos - clique e arraste cada possível foco para a lixeira; Mosquito pousa na água parada - clique sobre a água parada antes que os mosquitos Aedes Aegypti pousem.


* 2ª aula (21/05 a 25/05)

          Criação de história em quadrinhos com o tema DENGUE, utilizando o HagáQuê.
          Para conhecer um pouco mais sobre o que é o HagáQuê, assista ao vídeo abaixo:


          Se quiser conhecer um pouco mais sobre o HagáQuê e fazer download para sua máquina, clique sobre a imagem abaixo.


        Nessa semana você irá produzir uma história em quadrinhos utilizando o objeto de aprendizagem - HagáQue. Este é um valioso recurso que permite que você crie uma história em quadrinhos, podendo inserir a imagem que quiser e criar os diálogos que sua imaginão permitir. Sua história deve apresentar o que você aprendeu sobre a DENGUE e o que fazer para combatê-la. 
         Solte sua imaginação e boa criação!!!


ATENÇÃO: As histórias criadas darão origem a um gibi contendo as melhores histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos e estará disponível para empréstimo na biblioteca da escola, estando também disponível para visualização em nosso blog na página PRODUZINDO.


* 3ª aula (28/05 a 01/06)

        Essa aula será para finalizar a criação da história em quadrinhos sobre a dengue feita no HagáQuê.


           As melhores histórias em quadrinhos serão selecionadas e impressas para criação do: Gibi do combate a dengue. Esse gibi estará disponível para empréstimo na biblioteca da escola.



*********************************************************************************

REFORMA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

* Na semana de 04/06 à 06/06 o laboratório de informática será fechado para retirada dos móveis e computadores para início da reforma que começará no dia 11/06 com previsão de 2 ou 3 meses para conclusão e entrega de um novo laboratório de informática que atenderá ainda melhor os alunos da nossa escola.


**************************************************************
                                         
                                             Olá, queridos alunos!



       Depois de muito tempo, iremos retornar ao nosso Laboratório de Informática. A reforma terminou, nossa sala ficou linda e temos muito para aprender!
        Então bom retorno a todos!



  * 1ª aula (22/10 a 26/10)

       Infelizmente retornaremos com uma realidade muito triste!
      Devido a gravidade do problema na região leste de Londrina, onde há muitos focos do mosquito da dengue constatados pelos agentes de endemias que visitam as casas dessa região, a escola está envolvida em um projeto cujo objetivo é conscientizar os alunos sobre os cuidados que devem tomar como forma de prevenção da doença e a não proliferação do mosquito.
       Precisamos mais do que aprender, precisamos fazer!!!


       Assista ao vídeo gravado pela RPC e apresentado no dia 18/10/2012 no programa Paraná TV 1ª Edição, que mostra a real situação dos focos de DENGUE na Zona Leste e em especial em nosso bairro.



           Após a apresentação do vídeo, haverá um diálogo sobre o assunto, onde os alunos poderão mostrar o que sabem sobre o conteúdo.

            Vamos agora fazer uma revisão e realizar algumas atividades!
            Em seguida realizarão as atividades do Cd room: Turma Ecológica – Todos contra a dengue!


As atividades desse Cd room encontram-se instaladas nos computadores.
Serão realizadas os seguintes jogos pedagógico:


* Quebra-cabeça: Monte os quebra-cabeças de 16, 25 e 36 peças da Turma Ecológica, uma turminha de crianças que ajudam a cuidar do meio ambiente.
Venha você também fazer parte da TURMA ECOLÓGICA!!!


            * Pegando os focos: neste jogo de agilidade, você terá três fases para clicar e arrastar cada possível foco para a lixeira. Seja rápido e ágil no mouse!!!


             * Mosquito pousa na água parada: neste jogo de muita habilidade com o mouse, você deverá clicar sobre os focos que possuem água parada, antes que os mosquitos Aedes Aegypti pousem.
              Seja rápido! Só depende de você, impedir a proliferação desse mosquito!!!


*******************************************************************
Projeto:
 Uma Viagem pelo Corpo Humano




          * De 29/10 a 01/11

       Não haverá aula para a 4ª série devido o feriado de Finados no dia 02/11, cujo dia corresponde a sexta-feira, dia da aula para essa turma.

       * 1ª aula (05/11 a 09/11)

        Nessa primeira aula sobre o corpo humano, os alunos irão iniciar o estudo sobre o tema com a apresentação do vídeo: Viagem Fantástica parte I, com o médico Drauzio Varella.


       
        Conheça mais um pouco sobre como funciona nosso corpo.


          O corpo humano possui um esqueleto que serve para dar sustentação e para proteger os órgãos. Realize a atividade para montar o esqueleto do corpo humano.




        De 12/11 a 16/11 - Os alunos não terão aula de informática, pois sua aula é na sexta-feira, dia 16/11 recesso escolar.

        * 2ª aula (21/11 a 23/11)

        Nessa aula assistiremos a parte II do vídeo Viagem Fantástica, com o médico Drauzio Varella e aprenderemos mais sobre os cinco sentidos.


         Acompanhe essa animação e descubra mais sobre os cinco sentidos.


         Agora que você já está craque nos cinco sentidos, realize esses jogos educativos e aprenda se divertindo.





        Exercite sua visão, seja um detetive e descubra onde estão os personagens apresentados.
       



        * 3ª aula (26/11 a 30/11)

         Nessa aula assistiremos a parte III do vídeo Viagem Fantástica, com o médico Drauzio Varella e aprenderemos mais sobre como se desenvolve a fala nos seres humanos.


        Veja que interessante essa animação em 3D do corpo humano.



         Após a apresentação do vídeo, você fará a atividade: Conhecendo o Corpo Humano, onde terá que clicar sobre o pontinho que está piscando no corpo do garoto e então terá acesso a um pequeno texto informativo sobre aquele órgão, sendo eles: coração, pulmão, fígado, estômago, intestino grosso e delgado, rim, bexiga, pâncreas e baço.


           Agora você vai realizar a atividade: Partes do Corpo Humano, onde você terá que clicar exatamente no órgão pedido pelo computador, sendo estes os mesmos da atividade anterior, servindo como uma fixação dos órgãos estudados.



         * 4ª aula (03/12 a 07/12)

         Nessa aula assistiremos a parte IV do vídeo Viagem Fantástica, com o médico Drauzio Varella e aprenderemos mais sobre a fase da adolescência.

       

        Agora você terá a oportunidade de pesquisar e realizar atividades online sobre os sistemas existentes no corpo humano e revisar os conteúdos estudados em sala de aula.



      * 5ª aula (10/12 a 14/12)
       Nessa aula vamos começar a comemorar o Natal com jogos para deixar ainda mais belo o espírito natalino.
       Na primeira atividade - Monte a árvore de Natal, você vai criar uma área de Natal bonita. Pode colocar árvores de Natal, presentes, Pais Natais, bonecos de neve e muito mais!


         Na segunda atividade - Dress Up Christmas Friends, você irá escolher o figurino, maquiagem e o cenário de Natal para os quatro amigos festejarem essa data tão especial.



         Na terceira atividade - Snowboard, você deve ser ágil e ajudar o Papai Noel a fugir dos obstáculos. Seja rápido!!!