3º ano

Sejam bem vindos a mais um ano de muita
aprendizagem no Laboratório de Informática da
Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles!

Hoje vamos começar nossas aulas no
Laboratório de Informática.
Espero que possam aprender de modo
significativo e prazeroso  com nossas atividades!

        * 1ª aula (27/02 a 02/03)

        Para começar bem nosso ano letivo, é necessário combinarmos nossas regras que vão nos ajudar durante todo ano, afinal combinou está combinado!
        Então para começar, vamos assistir e discutir as regras do vídeo: Pode ou não pode? - Regras do Laboratório de Informática, que os alunos da nossa escola gravaram juntamente com a professora Mirella.

       
        
          Agora que já estabelecemos nossas regras, vamos combinar as duplas que trabalharão juntas em cada computador e estabelecer qual será o computador que você usará durante todo ano letivo.
         Vamos realizar a atividade - Acabe com a Dengue,  que irá exigir de você agilidade e rapidez no movimento do mouse.


        * 2ª aula (05/03 a 09/03)

       Nessa aula iremos aprender como se chama as partes do computador e descobrir a função de cada uma. Para começar iremos assistir ao vídeo:


        Após a apresentação do vídeo vamos conhecer também o que é e para que serve:

MODEM

IMPRESSORA
PENDRIVE

      Agora que aprendemos quais são as partes do computador e seus respectivos nomes, vamos realizar atividades para desenvolver a habilidade e a agilidade com o mouse.
      Na primeira atividade - String-avoider, você deve chegar até a saída movimentando o mause, tomando cuidado para não encostar nas paredes. Todo cuidado é pouco, nesse divertido jogo de destreza e atenção!




         Na segunda atividade - Vírus, você deve passar pelos obstáculos movimentando o mouse e chegar até o quadrado vermelho sem encostar nos obstáculos e nas paredes. Muita habilidade e agilidade com o mouse vai ser necessário para concluir todas as fases desse emocionante jogo.




       Agora vamos testar sua habilidade ao manusear o teclado, na atividade Labirinto, onde você deverá usar as setas do teclado e levar a bolinha até a bandeira quadriculada. Boa sorte e preste atenção para utilizar o caminho mais curto!

      
           * 3ª aula (12/03 a 16/03)
        
Na aula dessa semana, será trabalhado atividades que desenvolvam maior habilidade e agilidade no manuseio do mouse e teclado, necessitando ainda de muita atenção, concentração e raciocínio rápido.

1ª atividade - Bolha de Sabão, você terá que movimentar o mouse para que a bolha de sabão chegue ao seu destino, sem deixá-la encostar nas paredes da pista, se encostar - BUM! - a bolha estoura e você terá que inicar todo o trajeto novamente, mas se concluir o trajeto uma nova fase irá iniciar.



      
2ª atividade - World of confusion, você deve utilizar uma caneta para desenhar o caminho e evitar obstáculos, tomando cuidado com tudo que imaginar, até pesos caindo no chão, desenhando linhas para fazer com que os bonequinhos cheguem até seu objetivo.



3ª atividade - Block Buster -Block Buster -Shark Tale - The big race, nesse jogo que simula uma corrida de cavalos marinhos com os personagens do desenho Espanta Tubarões, você terá que ser ágil no teclado ao utilizar as setas e a barra de espaços para fazer com que seu personagem ganhe a corrida, fugindo dos obstáculos e ultrapassando os concorrentes.

 
            * 4ª aula (19/03 a 23/03)

Nesta semana será iniciada a apresentação de alguns recursos existentes no computador, como por exemplo a internet, o Word e o paint. Para que essas informações não fiquem desvinculadas do trabalho de sala de aula, esse trabalho será realizado em conjunto com a Pedagogia Empreendedora, cujo projeto está sendo desenvolvido em todas as salas de aula da nossa escola.
A Pedagogia Empreendedora trabalha com os sonhos de cada pessoa e em se falando de sonhos, muitos de nossos alunos os expressam através de ter algum tipo de profissão no futuro. Portanto cada sala irá trabalhar uma profissão com seus alunos e produzirão um texto, o qual será transformado em livro através do trabalho realizado no laboratório de informática.
Nas aulas de informática, os alunos aprenderão a digitar e formatar textos no word, fazer ilustrações no Paint e pesquisar sobre as profissões usando a internet. Este trabalho contará ainda com a leitura de textos informativos sobre as várias profissões na Hora do Conto.
Para iniciar esse trabalho, os alunos assistirão ao vídeo – Profissões, onde lhes serão apresentadas algumas profissões:




 Após a apresentação do vídeo cada aluno terá a oportunidade de pesquisar no site SMARTKIDS sobre sua profissão e quando retornarem para sala de aula  irão produzir os textos sobre a profissão escolhida.


 Agora que você já pesquisou sobre algumas profissões,  realize a atividade Relacione / Profissões:


          * 5ª aula (26/03 a 30/03)

          Na aula anterior você teve a oportunidade de pesquisar várias profissões e pode escolher junto com sua professora qual será a profissão para produção de texto. Agora chegou o momento de pesquisar neste site sobre a profissão escolhida  e conhecer um pouco mais sobre ela, para que você possa produzir um texto bem legal e com informações importantes para quem quiser conhecer mais sobre essa profissão.


Prove que você conhece muitas profissões e responda o quiz.

Vamos colorir algumas profissões?

        * 6ª aula (02/04 a 05/04)

         Vamos conhecer a verdadeira história da Páscoa?!


          Nessa semana, vamos aproveitar o tema Páscoa e iremos conhecer o trabalho dos vários profissionais que fazem o chocolate, desde a colheita do cacau até a criação do chocolate em uma verdadeira fábrica de chocolates, conhecendo assim mais algumas profissões. Então assista ao vídeo: A verdadeira fábrica de chocolate.

       
         Que tal você se transformar no profissional que faz o chocolate e criar seus ovos e cestas com os mais lindos ovos de Páscoa?!

          Na próxima atividade você vai colorir os desenhos de PÁSCOA!!!


         * 7ª aula (09/04 a 13/04)

         Na aula dessa semana será dado início a elaboração do desenho que irá ilustrar o texto sobre a profissão que sua turma escolheu para produzir o texto informativo que fará parte do livro das profissões.
          Para elaboração da ilustração do texto será utilizado o Paint e suas ferramentas.
          Você deve inserir o personagem que representa a profissão escolhida e utilizando as ferramentas do Paint deverá criar um cenário adequado para a cena. Para isso, preste atenção na explicação da professora de informática que mostrará passo a passo como deve ser realizada a atividade.


OBS: Não se esqueça também de criar uma pasta em seu computador com o nome da sua dupla. Essa pasta deverá estar dentro da pasta da sua turma, assim você poderá salvar e utilizar quando quiser todos os trabalhos que você e sua dupla realizarem.

         * 8ª aula (16/04 a 20/04)

         Nessa semana a aula será para finalizar os desenhos iniciados na aula anterior utilizando o Paint e suas ferramentas. Para recomeçá-los, abra o Paint, clique em arquivos, abrir, clique em meus documentos, clique na pasta da sua turma, clique na pasta da sua dupla, clique no trabalho com o nome da profissão escolhida e clique em abrir. Agora é só terminar sua ilustração.

  
            * 9ª aula (23/04 a 27/04)

Nessa semana você e sua dupla irão dar início a digitação do texto produzido em sala de aula, sobre a profissão escolhida por sua turma. 
Será utilizado o Word e você conhecerá suas principais ferramentas e funções das principais teclas do teclado que são essenciais para a realização de uma boa digitação, como por exemplo: shift, caps lock, enter, delete, backspace, barra de espaços, acentuação de palavras, entre outras. Nessa aula você aprenderá a salvar o trabalho feito no Word na sua pasta.


As profissões escolhidas por cada turma são:

Turma
Profissão
2º A
Professor
2º B
Astronauta
2º C
Desenvolvedor de jogos eletrônicos
2º D
Capoeirista
3º A
Cozinheira
3º B
Agente de saúde
3º C
Pedreiro
4º A
Receita de um bom profissional
4º B
Médico
4ª A
Engenheiro

* 10ª aula (30/04 a 04/05)
Na aula dessa semana você e sua dupla irá dar continuidade a digitação dos textos iniciados na aula anterior, colocando em prática o que aprenderam sobre as principais teclas para digitação. Vá até sua pasta, onde foi salvo seu trabalho, abrá-o e termine a digitação do texto.


* 11ª aula (07/05 a 11/05)

 Na aula dessa semana você e sua dupla dará continuidade a digitação dos textos iniciados na aula anterior e será iniciado o trabalho de formatação do texto, onde vocês poderão mudar a fonte, o tamanho e a cor do texto. Sendo ensinado ainda o que é texto alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado, sendo esse último o utilizado para nossos textos.
Na aula de hoje vocês terão contato com as barras de ferramentas e comandos do Word, aprendendo a usá-las. Aprenderão ainda a inserir imagem, trazendo para o Word a ilustração que criaram no Paint.


Com essa aula foi finalizado o Projeto: Iniciação a Informática Educativa - Conhecendo o Computador. O projeto resultou no livro: O que vou ser quando crescer? que será exposto nesse blog, na página PRODUZINDO. O livro fará parte do acervo da biblioteca da escola e ficará disponível para empréstimo, podendo os alunos levá-lo para casa e mostrá-lo para sua família.


PROJETO: ABRA A PORTA PARA
O COMBATE A DENGUE

       Hoje será iniciado um novo projeto: Abra a porta para o combate a dengue. Esse projeto será desenvolvido devido ao grande número de focos do mosquito Aedes Aegypti  encontrados pelos agentes de saúde, nos quintais das casas do Jardim Santa Fé, bairro onde a escola está localizada.


* 1ª aula (14/05 a 18/05)

A aula será iniciada com a apresentação do vídeo: Anima Dengue, onde é mostrado o que é a dengue, seus sintomas e como preveni-la, além de mostrar o ciclo de vida do Aedes Aegypti e mostrar atitudes simples que podemos realizar em nosso dia a dia para evitar a água parada e consequentemente a proliferação do mosquito causador da dengue.


Após a apresentação do vídeo, haverá um diálogo sobre o assunto, onde os alunos poderão mostrar o que sabem sobre o conteúdo.
Em seguida realizarão as atividades do Cd room: Turma Ecológica – Todos contra a dengue!


As atividades desse Cd room encontram-se instaladas nos computadores. S
Serão realizadas as atividades de:
  • Leitura de história explicativa sobre a dengue.
  • Jogos pedagógicos: Quebra-cabeça; Pegando os focos - clique e arraste cada possível foco para a lixeira; Mosquito pousa na água parada - clique sobre a água parada antes que os mosquitos Aedes Aegypti pousem.

* 2ª aula (21/05 a 25/05)

        Nessa semana vamos combater a DENGUE criando um folheto informativo.
       Para criação desse folheto será utilizado um modelo já parcialmente pronto dos modelos do Office online do Word. Para isso abra o Word e clique em ARQUIVO - NOVO e escolha MODELOS NO OFFICE ONLINE, escolhendo a opção de folhetos.
        Nós utilizaremos o modelo abaixo:


         Com as modificações feitas pela professora ele ficará assim:


         Com o modelo já aberto no Word, salve em sua pasta e comece a digitar as informações que você produziu na sala de aula sobre:

  • O que é a dengue?
  • Quais os sintomas?
  • Como combatê-la?
ATENÇÃO: Esse folheto será distribuído pelos alunos dos 3º anos nas demais turmas da escola, havendo uma breve explicação sobre a dengue. Confira o resultado de como ficou o boletim informativo em nosso blog na página PRODUZINDO.  

* 3ª aula (28/05 a 01/06)

        A aula dessa semana será para finalizar a criação do folheto informativo sobre a dengue.
       Após a confecção do folheto informativo, ele será impresso e um grupo de alunos juntamente com a professora de informática passará em cada sala para informar sobre a dengue e colar um folheto.



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REFORMA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

* Na semana de 04/06 à 06/06 o laboratório de informática será fechado para retirada dos móveis e computadores para início da reforma que começará no dia 11/06 com previsão de 2 ou 3 meses para conclusão e entrega de um novo laboratório de informática que atenderá ainda melhor os alunos da nossa escola.


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                                             Olá, queridos alunos!



Depois de muito tempo, iremos retornar ao nosso Laboratório de Informática. A reforma terminou, nossa sala ficou linda e temos muito para aprender!
Então bom retorno a todos!


       * 1ª aula (22/10 a 26/10)

       Infelizmente retornaremos com uma realidade muito triste!
      Devido a gravidade do problema na região leste de Londrina, onde há muitos focos do mosquito da dengue constatados pelos agentes de endemias que visitam as casas dessa região, a escola está envolvida em um projeto cujo objetivo é conscientizar os alunos sobre os cuidados que devem tomar como forma de prevenção da doença e a não proliferação do mosquito.
       Precisamos mais do que aprender, precisamos fazer!!!


       Assista ao vídeo gravado pela RPC e apresentado no dia 18/10/2012 no programa Paraná TV 1ª Edição, que mostra a real situação dos focos de DENGUE na Zona Leste e em especial em nosso bairro.



           Após a apresentação do vídeo, haverá um diálogo sobre o assunto, onde os alunos poderão mostrar o que sabem sobre o conteúdo.

            Vamos agora fazer uma revisão e realizar algumas atividades!
            Em seguida realizarão as atividades do Cd room: Turma Ecológica – Todos contra a dengue!


As atividades desse Cd room encontram-se instaladas nos computadores.
Serão realizadas os seguintes jogos pedagógico:


* Quebra-cabeça: Monte os quebra-cabeças de 16, 25 e 36 peças da Turma Ecológica, uma turminha de crianças que ajudam a cuidar do meio ambiente.
Venha você também fazer parte da TURMA ECOLÓGICA!!!


            * Pegando os focos: neste jogo de agilidade, você terá três fases para clicar e arrastar cada possível foco para a lixeira. Seja rápido e ágil no mouse!!!


             * Mosquito pousa na água parada: neste jogo de muita habilidade com o mouse, você deverá clicar sobre os focos que possuem água parada, antes que os mosquitos Aedes Aegypti pousem.
              Seja rápido! Só depende de você, impedir a proliferação desse mosquito!!!


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Projeto: Conhecendo o Sistema Solar




  1ª aula (29/10 a 01/11)

                      Nessa semana será iniciado o projeto Conhecendo o Sistema Solar e para começar a conhecê-lo será apresentado um vídeo que mostra como tudo começou, desde a criação do universo com o que chamamos de BIG BANG.


Agora preste atenção nesse vídeo e veja o que as pessoas pensavam sobre o sistema solar e conheça um pouco da biografia de Galileu Galilei um importante estudioso que trouxe uma grande contribuição para a humanidade.



Após a presentação do vídeo converse com sua professora sobre o que você já sabe sobre nosso sistema solar e sobre as descobertas de Galileu Galilei, ele estava certo???
Agora, explore o sitema solar com o G1, você poderá visitar os planetas que giram ao redor do sol, coletar dados sobre eles e procurar sinais de vida nesses mundos.


Nessa empolgante viagem pelo sistema solar você vai ser o  comandante da nave Escola Games e viajar pelos 8 planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seja cauteloso e guie a nave pelo Sistema Solar para conhecer mais sobre cada um dos planetas, só assim você poderá completar a missão, não se esqueça de ler as informações, pois esse jogo educativo está repleto de informações atualizadas.


Ficou com vontade de aprender mais sobre o sistema solar? Continuaremos na semana que vem com muito mais novidades.


2ª aula (05/11 a 09/11)
Vamos começar com uma viagem pelo sistema solar e conhecer de perto cada planeta e o sol. A atividade proposta se refere a um recurso que é uma animação/simulação que trabalha conceitos sobre o Sistema Solar. Além disso, faz comparações entre os planetas, por meio de apresentação de suas principais características e diferenças.


 Em seguida você irá realizar uma atividade oferecida neste recurso que possibilita identificar cada planeta e ordená-lo em sua respectiva órbita, recebendo dicas para fazê-lo.

        
      Agora, tente realizar o quiz do sistema solar e mostre o que aprendeu sobre o conteúdo.



3ª aula (12/11 a 14/11)

 Essa aula será iniciada com a apresentação do vídeo: De onde vem o dia e a noite



   Após descobrir porque acontece o dia e a noite mostre o que aprendeu e converse com a professora e seus colegas e em seguida preste atenção nesses vídeos que mostram em 3D os movimentos de rotação e translação.

Movimento de Rotação



Movimento de Translação

  
Agora, preste atenção na representação desses movimentos que será demonstrado pela professora com a ajuda de um globo terrestre e uma lanterna.


Nesse interessante software de simulação, você pode explorar o nosso sistema solar em 3D em tempo real e examinar o sol, os planetas, os asteróides, o cinturão de Kuiper e a nuvem de Oort. Aproveite e aprenda muito!


Nessa atividade, você terá que ordenar os planetas em volta do sol para formar nosso sistema solar.



4ª aula (26/11 a 30/11)

Assista essas animações e aprenda um pouco mais sobre o SISTEMA SOLAR e sobre a LUA e conheça ainda a viagem que o homem realizou até a lua.





Na aula de hoje você terá a oportunidade de pesquisar sobre o sistema solar. Basta clicar sobre as imagens abaixo e pesquisar à vontade:







Após a pesquisa, coloque em prática o que estudou e realize as atividades:

* Jogo da Forca: Leia as dicas e tente responder clicando nas letras. Cuidado para não ser enforcado.




* Jogo da Memória do Sistema Solar: Observe as imagens que se referem aos planetas, identifique-as e encontre seus pares.



* Planetas do Sistema Solar: Identifique cada planeta do sistema solar e arraste seu nome até o espaço correto.


5ª aula (03/12 a 07/12)

         Na aula dessa semana, você vai utilizar tudo o que aprendeu sobre o conteúdo estudado aqui no laboratório de informática e na sala de aula e irá criar um belo desenho que represente nosso sistema solar. Não esqueça de completar a ilustração com uma frase sobre o tema.
        Para realização do desenho, você irá utilizar o software  Tux Paint. Alguns trabalhos serão selecionados e publicados aqui no blog, também serão impressos e confeccionado um livro que ficará disponível na biblioteca da escola para empréstimo.
Se você ainda não conhece ou não tem  o Tux Paint instalado em seu computador, clique sobre a imagem e faça a instalação desse divertido e interessante software de criação de desenhos.



        Vamos fazer uma votação para escolha do título do nosso livro sobre o sistema solar? Cada sala escolherá um nome e depois faremos uma votação. Use sua imaginação e criatividade!!!
        Também não esqueça de postar um comentário nessa página sobre o que aprendeu sobre o conteúdo e o que mais gostou. PARTICIPEM!!!


* 6ª aula (10/12 a 14/12)
       Nessa aula vamos começar a comemorar o natal com jogos para deixar ainda mais belo o espírito natalino.
       No primeiro jogo - Monte a árvore de Natal, você vai criar uma área de Natal bonita. Pode colocar árvores de Natal, presentes, Pais Natais, bonecos de neve e muito mais!

 



         Na segunda atividade - Dress Up Christmas Friends, você irá escolher o figurino, maquiagem e o cenário de Natal para os quatro amigos festejarem essa data tão especial.



         Na terceira atividade - Snowboard, você deve ser hágil e ajudar o Papai Noel a fugir dos obstáculos. Seja rápido!!!






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