EI6

Sejam bem vindos a mais um ano de muita
aprendizagem no Laboratório de Informática da
Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles!

Hoje vamos começar nossas aulas no Laboratório de Informática.
Espero que possam aprender de modo
significativo e prazeroso  com nossas atividades!


* 1ª aula (27/02 a 02/03)

 
        Para começar bem nosso ano letivo, é necessário combinar nossas regras que vão nos ajudar durante todo ano, afinal combinou está combinado!
        Então para começar, vamos assistir e discutir as regras do vídeo: Pode ou não pode? - Regras do Laboratório de Informática, que os alunos da nossa escola gravaram juntamente com a professora Mirella.


         
         Agora que já estabelecemos nossas regras, vamos combinar as duplas que trabalharão juntas em cada computador e estabelecer qual será o computador que você usará durante todo ano letivo.

       Na aula de hoje iremos trabalhar com o software educativo GCompris, se você ainda não possui em seu computador, clique na figura abaixo para realizar o download.



       Para começar nossas atividades no computador, vamos realizar uma atividade do software educativo GCompris, onde você irá aprender a manusear o mouse. Nessa atividade, você deve movimentar o mouse até mover todos os quadros brancos e aparecer a foto do animal que está coberta pelos quadros.


         
* 2ª aula (05/03 a 09/03)

       Nessa aula iremos aprender como se chama as partes do computador e descobrir a função de cada uma. Para começar iremos assistir ao vídeo:




        Após a apresentação do vídeo vamos conhecer também o que é e para que serve:
MODEM

IMPRESSORA
Pendrive

          Agora que aprendemos quais são as partes do computador e seus respectivos nomes, vamos realizar atividades para aprender a manusear o mouse corretamente, aprendendo a movimentá-lo e dar um clique.
          Na atividade - Dê um Clique do GCompris, você deve posicionar a esponja sobre cada quadro branco e dar um clique para que ele possa desaparecer e surgir a imagem do animal.


        Na atividade _ Jogo da Memória da Turma da Mônica, você deve posicionar a flechinha do mouse sobre a carta que desejar e dar um clique, escolha duas cartas e veja se consegue formar o par.
 

 * 3ª aula (12/03 a 16/03)

       Agora que aprendemos quais são as partes do computador e seus respectivos nomes, vamos realizar atividades do GCompris para desenvolver a habilidade de manusear o mouse.
      Na primeira atividade - Hexágono, você deve clicar sobre os hexágonos até encontrar o morango que está escondido.  Tente descobrir o segredo!!!


       Na segunda atividade - Jogo da memória das figuras, você terá que clicar sobre duas cartas e tentar encontrar as cartas com figuras iguais que formem pares.



* 4ª aula (19/03 a 23/03)
       Na aula dessa semana, vamos nos divertir muito com o Ariê e também vamos aprimorar os movimentos de clicar com o mouse. Capriche nas atividades!!!



        Na primeira atividade você pode escolher a cena que deseja colorir, escolher as cores e então deixar o desenho bem bonito. Para pegar as cores e pintar, basta posicionar o cursor do mouse sobre o item desejado e clicar com o botão esquerdo.


      
        Na segunda atividade, realize o jogo da memória, clicando em duas cartas até encontrar todos os pares. Tenha muita atenção e concentração!


     
* 5ª aula (26/03 a 30/03)

         Vamos realizar atividades do software educativo GCompris. Caso você não o tenha instalado em seu computador, clique na imagem abaixo e faça download.


        
        Primeira atividade - Jogo de Futebol, você deve clicar sobre a bola branca até que faça um gol dentro da bola preta.

      
       Segunda atividade - Hexágono, você deve clicar sobre os hexágonos até encontrar o morango que está escondido.  Tente descobrir o segredo!!!


      Terceira atividade - Clique em mim, clique com o botão esquerdo do mouse sobre os peixes em movimento antes que eles saiam do aquário.


* 6ª aula (02/04 a 05/04)

         Nessa semana iremos realizar atividades para comemorar a Páscoa!
         Você sabe o que comemoramos na Páscoa??? Assista ao vídeo e descubra!!!


         Vamos começar a realizar a primeira atividade, nela você terá que ajudar o coelhinho e recolher os ovinhos que estão espalhados, para isso você irá aprender um novo movimento com o mouse que é clicar e arrastar. Tome cuidado, pois os ovinhos devem ser guardados nas cestas com suas respectivas cores. Bom jogo!!!
          

           Na próxima atividade você vai colorir os desenhos de PÁSCOA!!!


         Agora você terá que encontrar os pares de figuras iguais no Jogo da Memória da Páscoa.


* 7ª aula (09/04 a 13/04)

         Na aula dessa semana vamos conhecer um novo software educativo. O Minisebran é um conjunto gratuito de jogos educativos para crianças entre os 2 e os 6 anos. É constituído por oito exercícios diferentes, incluindo exercícios de garatuja e jogos muito simples para conhecer os números e as letras e aprender a usar o teclado. Para fazer o download desse software educativo, clique na imagem abaixo.


        Nessa aula vamos realizar três atividades do Minisebran.
        Primeira atividade:


          Segunda atividade:


          Terceira atividade:



* 8ª aula (16/04 a 20/04)

       Nessa aula vamos aprender muito com o software educativo SÓCRATES.      
       Para usá-lo é necessário baixá-lo no computador, para isso clique na imagem abaixo e faça o download:


       Esse software proporciona uma variedade de jogos e ferramentas, onde os alunos podem escolher o tipo de jogo que querem iniciar, podendo ser do ramo da matemática, artes, ou português. Tem como objetivos o desenvolvimento do raciocínio lógico, a atenção, formação de palavras, relacionando-as com seus respectivos desenhos, conhecimentos de números e quantidades. Recomendado para Educação Infantil e série iniciais.   
      Se você deseja conhecer as atividade existentes no software educativo SÓCRATES, clique na imagem abaixo e leia o tutorial.



         Na aula de hoje realizaremos duas atividades.
         Primeira atividade: Formas.
         É composto por 10 diferentes tipos de formas: formas básicas, formas distorcidas; estrelas e triângulo; casa e natureza; flor, sol, carro e fruta; formas arredondadas; quadrados e retângulos; triângulos; números; mãos. Cada forma possui seu lugar correto para encaixar, ou seja: clique na forma e a leve até o lugar que achar correto.


          OBS: Abaixo da tela temos duas luvas indicando o caminho para seguir adiante (próximo jogo) e outra para voltar ao jogo ou a tela Inicial.

         Segunda atividade: Mais Formas.
         Possui 10 diferentes tipos de jogos: carro; coelho; lagarta; papagaio; barco; casa; borboleta; trem; flor; tartaruga. No entanto, nesse jogo você precisa montar as figuras, ou seja, colocar a forma no seu devido lugar para que a figura se complete, basta clicar e arrastar para o lugar que achar correto.


         
* 9ª aula (23/04 a 27/04)

        Nessa semana iremos trabalhar mais duas atividades do software educativo SÓCRATES.
        Primeira atividade: Pares.
        Possui 10 opções de jogos: pintura; profissões; clima; pincéis; pais e filhos; mãos; vários; esportes; ferramentas e meias. Para jogar é só clicar nas figuras correspondentes.


          Segunda atividade: Sons.
          Possui 10 opções de jogos: animais da fazenda; três versões de instrumentos musicais; animais de estimação; transportes; animais selvagens; relógios; ferramentas e cozinha.


       
* 10ª aula (30/04 a 04/05)

        Nessa semana iremos trabalhar mais duas atividades do software educativo SÓCRATES.
        Primeira atividade: Misturar e Combinar.
       Traz 10 opções diferentes de jogos: transportes; borboleta; tubarão, porco, galinha; veículos; carneiro, inseto, hipopótamo; alienígena (espaço); culturas; homens; mulheres; camaleão, galinha, vaca e caracol. Para jogar é só clicar nas figuras que achar correspondentes, de modo que se completem.



            Segunda atividade: Quebra-cabeças
            Possui 10 opções de assunto para os jogos: João e Maria; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho; A Princesa e o Sapo; A Flauta Mágica; Gato de Botas; Branca de Neve; O Lobo Mau; Barba Azul; Pequeno Polegar.


* 11ª aula (07/05 a 11/05)
        Nessa atividade -  Music Catch, você deve pegar a formas coloridas que aparecem quando a música toca. Quanto mais formas coletar, mais pontos vai ganhar. Formas amarelas lhe dão um bônus e multiplicam os seus pontos, mas cuidado com as formas vermelhas! Tente pegar ao máximo as formas cor de rosa, que lhe ajudarão a ganhar muitos pontos. Para pegar as formas, basta movimentar o mouse. Boa sorte!!!   


        Nessa atividade, você deve ajudar o cãozinho para que ele guarde as ovelhas dentro do tempo previsto (1 dia). Para isso basta movimentar o mouse, fazendo com que o cãozinho busque as ovelhas e as leve até a entrada do curral. Seja rápido, pois o tempo pode acabar!!!


         Na próxima atividade - Dora salva o príncipe, junte-se a Dora e seus amigos em uma jornada para resgatar o príncipe aprisionado pela bruxa. Para isso você precisa pular todos os obstáculos deixados pela bruxa. É muito fácil, é só clicar no momento exato e pular todas as barreiras.



PROJETO: ABRA A PORTA PARA
O COMBATE A DENGUE

            Hoje será iniciado um novo projeto: Abra a porta para o combate a dengue. Esse projeto será desenvolvido devido ao grande número de focos do mosquito Aedes Aegypti  encontrados pelos agentes de saúde, nos quintais das casas do Jardim Santa Fé, bairro onde a escola está localizada.
* 1ª aula (14/05 a 18/05)

A aula será iniciada com a apresentação do vídeo: Anima Dengue, onde é mostrado o que é a dengue, seus sintomas e como preveni-la, além de mostrar o ciclo de vida do Aedes Aegypti e mostrar atitudes simples que podemos realizar em nosso dia a dia para evitar a água parada e consequentemente a proliferação do mosquito causador da dengue.


Após a apresentação do vídeo, será dialogado com os alunos sobre o que sabem sobre essa doença. Em seguida os alunos farão as atividades:
Clique sobre o mosquito Aedes Aegypti cada vez que ele aparecer.


Deixe o acampamento bem colorido, quem sabe assim os mosquitos não vão embora.



* 2ª aula (21/05 a 25/05)

Na aula dessa semana, será iniciado o projeto sobre Dengue. Esse assunto já está sendo amplamente trabalhado nas salas de aula e também na Hora do Conto. O assunto é uma prioridade no momento, devido aos inúmeros casos de dengue constatados na nossa região, mas precisamente, no bairro onde a escola está localizada.
A aula será inciada com a apresentação do vídeo: Sai fora dengue!. Que trata sobre o ciclo do mosquito Aedes Aegypti, como evitar sua proliferação, qual a doença por ele causada e quais os sintomas.


     Após assistirem ao vídeo, será conversado com os alunos sobre o assunto, onde poderão dizer o que sabem sobre a DENGUE.
    Após a discussão você realizará a atividade: Ajude o Xispeto a evitar o mosquito da dengue, nessa atividade você terá que clicar sobre os focos onde o mosquito da dengue pode se reproduzir e ainda clicar sobre a porta, para que essa seja aberta quando o agente de saúde chegar.


Na segunda atividade: Dengue, você deve acertar veneno no mosquito, mas cuidado para não acertar veneno na família, pois caso contrário eles podem morrer!!!



* 3ª aula (28/05 a 01/06)

Nessa aula aprenderemos um pouco mais sobre a dengue e como combatê-la.
No primeiro vídeo: Combate à dengue, vamos aprender como combater esse terrível mosquito.



Preste atenção nesse vídeo, pois a Turma da Mônica vai nos ajudar a combater esse mosquito.


Agora que aprendemos sobre a dengue, que tal realizarmos algumas atividades referentes a dengue?
Primeira atividade - Acabe com a Dengue, elimine o máximo possível de mosquito que transmite a dengue dentro do tempo estipulado.



Segunda atividade - Encontre os 29 focos da dengue.





*********************************************************************************

REFORMA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

* Na semana de 04/06 à 06/06 o laboratório de informática será fechado para retirada dos móveis e computadores para início da reforma que começará no dia 11/06 com previsão de 2 ou 3 meses para conclusão e entrega de um novo laboratório de informática que atenderá ainda melhor os alunos da nossa escola.


**************************************************************
                                         
                                  Olá! Estamos de volta!



Depois de muito tempo, iremos retornar ao nosso Laboratório de Informática. A reforma terminou, nossa sala ficou linda e temos muito para aprender!
Então bom retorno a todos!



  * 1ª aula (22/10 a 26/10)

   Nas atividades dessa aula, vamos realizar alguns jogos para relembrar como utilizamos e manuseamos o mouse.
   Na aula de hoje iremos trabalhar com o software educativo GCompris, se você ainda não possui em seu computador, clique na figura abaixo para realizar o download.



Primeira atividade: Movimentar o mouse, você deve movimentar o mouse até mover todos os quadros brancos e aparecer a foto do animal que está coberta pelos quadros.

 
             Segunda atividade - Clique com o mouse, o aluno deve clicar com o mouse nos retângulos até todos os blocos desaparecerem.


Terceira atividade: Hexágono, você deve clicar sobre os hexágonos até encontrar o morango que está escondido.  Tente descobrir o segredo!!!



* 2ª aula (29/10 a 01/11)

Nessa aula utilizaremos novamente o software educativo GCompris, realizando as seguintes atividades:
* Clique e desenhe: Desenhe a figura, clicando em cada ponto azul, na seqüência que aparece.


  
* Jogo de Futebol: Aponte o mouse para a bola e clique nela para definir sua velocidade e direção. Quanto mais próximo do centro for o clique, mais lentamente a bola irá se mover.



* Clique em mim, clique com o botão esquerdo do mouse sobre os peixes em movimento antes que eles saiam do aquário.



* 3ª aula (05/11 a 09/11)

Siga o arco-íris e descubra a cor das estrelas que encontrar no caminho. Não esqueça de clicar sobre a cor e escutar o seu nome.



Reservamos um espaço para você soltar sua criatividade.
           Com a Lousa Legal você pode desenhar, inserir figuras, brincar com as formas geométricas, aprender as sílabas e formar palavras com as letras do alfabeto. Solte sua criatividade e divirta-se.



     

        * 4ª aula (12/11 a 16/11)

        Nessa aula vamos aprender muito com o software educativo SÓCRATES.      
       Para usá-lo é necessário baixá-lo no computador, para isso clique na imagem abaixo e faça o download:


       Esse software proporciona uma variedade de jogos e ferramentas, onde os alunos podem escolher o tipo de jogo que querem iniciar, podendo ser da área da matemática, artes, ou português. Tem como objetivos o desenvolvimento do raciocínio lógico, a atenção, formação de palavras, relacionando-as com seus respectivos desenhos, conhecimentos de números e quantidades. Recomendado para Educação Infantil e série iniciais.   
       Se você deseja conhecer as atividade existentes no software educativo SÓCRATES, clique na imagem abaixo e leia o tutorial.



         Primeira atividade: Formas.
         É composto por 10 diferentes tipos de formas: formas básicas, formas distorcidas; estrelas e triângulo; casa e natureza; flor, sol, carro e fruta; formas arredondadas; quadrados e retângulos; triângulos; números; mãos. Cada forma possui seu lugar correto para encaixar, ou seja: clique na forma e a leve até o lugar que achar correto.


          OBS: Abaixo da tela temos duas luvas indicando o caminho para seguir adiante (próximo jogo) e outra para voltar ao jogo ou a tela Inicial.

         Segunda atividade: Mais Formas.
         Possui 10 diferentes tipos de jogos: carro; coelho; lagarta; papagaio; barco; casa; borboleta; trem; flor; tartaruga. No entanto, nesse jogo você precisa montar as figuras, ou seja, colocar a forma no seu devido lugar para que a figura se complete, basta clicar e arrastar para o lugar que achar correto.


       Terceira atividade: Misturar e Combinar.
       Traz 10 opções diferentes de jogos: transportes; borboleta; tubarão, porco, galinha; veículos; carneiro, inseto, hipopótamo; alienígena (espaço); culturas; homens; mulheres; camaleão, galinha, vaca e caracol. Para jogar é só clicar nas figuras que achar correspondentes, de modo que se completem.




        * 5ª aula (21/11 a 23/11)

       Nessa semana, vamos fazer divertidas atividades para melhorar a coordenação-motora e a habilidade com o mouse.
        1ª atividade: Mickey - ajude o Mickey a colher as maçãs que estão caindo do pé, apenas utilizando o movimento do mouse.

       2ª atividade: Passarinho - seja rápido com o mouse e dê um clique sobre os passarinhos que aparecerem.



       3ª atividade:  Ovelhas - clique sobre o dardo com tranquilizante se a ovelha tentar fugir, mas seja mais rápido que as ovelhas para que elas não fujam.




       * 6ª aula (26/11 a 30/11)

       Na aula dessa semana vamos realizar atividades sobre os animais do site Smartkids.
       Primeira atividade: Aquarela, você deve realizar os movimentos de clicar e arrastar com o mouse para descobrir a imagem que está escondida.



       Segunda atividade: Relacione, você deve clicar e arrastar cada animalzinho de doméstico até sua casa, observando os iguais.



       Terceira atividade: Vamos pintar, você deve escolher o animal que deseja pintar e clicar sobre as cores e sobre a imagem para pintá-la.




        * 7ª aula (03/12 a 07/12)

        Vamos começar a comemorar o Natal!
         Primeira atividade: Monte a árvore, com o mouse arraste os enfeites para a árvore de natal.


       
         Segunda atividade:  Encontre os presentes, você deve encontrar na cena os presentes que são apresentados e estão escondidos no meio do cenário.


         Terceira atividade: Jogo da memória do Natal, encontre os pares das figuras natalinas.





        * 8ª aula (11/12 a 14/12)
         Vamos começar a comemorar o Natal? Então divirta-se com esses jogos natalinos.         Primeira atividade: Deliciosos Bolos, decore os bolos de Natal deixando-os iguais ao modelo apresentado, para isso basta clicar sobre os enfeites e colocá-los na posição correta.


         Segunda atividade: Decore a árvore de Natal, selecione os enfeites que mais gosta e decida onde e como posicioná-los. Mas, espere, não é só a árvore que você vai deixar linda de morrer, a sala toda está esperando o seu toque de decoração para esperar o bom velhinho em grande estilo! São diversos tipos de velas, presentes, enfeite, bolinhas e muito mais! Escolha um tema, uma cor ou então simplesmente siga sua intuição! Boa sorte! 


         Terceira atividade: Boneco de Neve cheio de Estilo, vai esperar até o Natal para fazer seu boneco de neve? Antecipe-se neste jogo online, use nosso estoque de neve virtual (que não derrete nem no verãozão) e produza o boneco de neve dos seus sonhos -- você é que escolhe as roupas, expressões e acessórios. Que tal um Papai Noel de neve? Neste jogo online de vestir, com uns cliques o boneco fica do seu jeito.



************************************************

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE MUITA ALEGRIA, PAZ E SAÚDE!





ATÉ 2013!!!